PARQUE HARAS IVANDRO CUNHA LIMA: HISTÓRIA E SUCESSO


O gosto pela derrubada do boi, começou desde muito jovem em Ivandro Cunha Lima Filho. Assim ele passou a promover pequenas vaquejadas (mais um treino, segundo suas palavras) para aficcionados na fazenda Caiçara, de propriedade de seu pai, Ivandro Cunha Lima, recebendo apoio irrestrito deste que, como pai extremado que é, sempre estar presente nas iniciativas do filho.


Abençoado por estes eflúvios, as vaquejadas na Fazenda Caiçara, tomaram proporções e repercussão junto aos participantes. Estava na hora, pois, de tomada de novas decisões que viessem ao encontro da popularidade que chegava através dos eventos antes realizados.


Enquanto isso cresciam vertiginosamente as vaquejadas no nordeste, colocando em campo inéditas feições; introduções que fizeram a "festa do boi" seguir um extraordinário desenvolvimento.


Observando o fato, Ivandro Cunha Lima Filho, resolve transferir a vaquejada da Fazenda Caiçara, sobremodo pela popularidade que tinha alcançado, para outra fazenda na alça sudoeste da cidade, implantando assim "o Parque Haras Ivandro Cunha Lima" fundado em 13 de dezembro de 1992, numa área privilegiada de 340.000 m2, a 3km do centro de Campina Grande.


Desnecessário dizer, a esta altura, da satisfação e do empenho de Ivandro Cunha Lima, pai, com o procedimento do filho, que arregaçou as mangas para atender a todos os pleitos com relação a transformar aquele Parque como ícone em todo o Nordeste do segmento da derrubada do boi.


Instituída a primeira vaquejada naquele Parque, o evento foi crescendo tanto em melhorias em sua estrutura física, quanto em receptividade junto ao público, na medida em que foram passando os anos.


Hoje, ele conta com casa de shows coberta com capacidade para 18.000 pessoas, numa área de 6.000 m2, além de possuir moderníssimo palco com ótimas condições de segurança, amplos sanitários masculinos e femininos, como também bares funcionando a pleno vapor, igualmente lanchonetes com os mais variados alimentos. Pelo seu palco sempre passam nomes de relevância nacional como os de Zezé Di Camargo e Luciano, Beto Barbosa, Reginaldo Rossi, Mastruz com Leite, Zé Ramalho, entre outros.


No Parque você ainda encontra acampamento para caminhões e boiadeiros, bastante iluminado, com banheiros e restaurante. A pista de corrida é ladeada por 02arquibancadas cobertas com capacidade para 800 mesas e 3.200 pessoas, contando ainda com restaurantes e banheiros de apoio, sem falar na arquibancada do final da pista, exclusiva para vaqueiros.


Existem também camarotes reservados para autoridades especialmente convidadas, para os representantes dos estados participantes e para a imprensa.


Na semana que antecede o grande evento, a cidade de Campina Grande, localizada no topo da Serra da Borborema, de temperatura amena, a 130 km de João Pessoa, conhecida nacionalmente pelas festas que realiza, em especial "o Maior São João do Mundo" e a "Micarande", o carnaval fora de época mais comentado do país, entra no clima festivo favorável. Sendo assim, há promoções como o da garota da vaquejada (escolhida entre os colégios existentes no município) bastante concorrida, com a juventude participando em peso, com enorme euforia. É feita também a grandevaqueata (carreata) com animado acompanhamento contando com presenças garantidas de visitantes, participantes e apoio de toda cidade.


Com delegações vindas de todos os estados nordestinos, o evento conta em seu cronograma de atividades, com o agroshow feira agropecuária e de negócios do gênero, e ainda, leilão de cavalos quarto de milha.


A cada evento desse porte, é feita pesquisa entre participantes e frequentadores com base nas opiniões colhidas, anualmente são realizadas melhorias ali, tanto na estrutura física, quanto na parte administrativa, para melhor comodidade de todos.


É por isso que o Parque tem crescido em popularidade e qualidade em seus serviços endereçados ao público. Nos três dias de festividades tem-se em média 450 participantes, disputando entre si os milhares de reais em prêmios oferecidos pelo Parque, e passam por ali cerca de 150 mil pessoas.


Para tanto há mobilização geral dos organizadores para que haja segurança ostensiva 24 horas. Por outro lado às pessoas não precisam se preocupar no que se refere a sua locomoção, já que existe ônibus saindo de 10 em 10 minutos para o centro da cidade, bem como praça permanente de táxis, numa área reservada especialmente para eles, nenhum detalhe é esquecido.


Sendo assim, Ivandro Cunha Lima Filho e Família, são vitoriosos no empreendimento, para inteira satisfação da cidade que sedia, com orgulho, esse Parque que só tem trazido glórias para a Paraíba.

teste